top of page

PENSANDO NO FUTURO 

A tecnologia de cada a dia

Seja muito bem-vindo(a), aqui iremos abordar sobre a manipulação do consumismo em relação a tecnologia.

Floral Giveaway Instagram Post (2).jpg
Início: Bem-vindo

CONSUMO X CONSUMISMO

img1-Consumo-deve-sustentar-alta-do-PIB-em-20-13826_edited.jpg

CONSUMO

O consumo está relacionado a compra consciente de produtos para suprir todas as necessidade básicas do ser, como água, comida e energia, ou seja, o consumo se baseia em adquirir tudo aquilo que é necessário. Isso também vale para os objetos, pois existem aqueles em que apresentam maior durabilidade, como móveis e outros que terão uma vida útil menor, como por exemplo os eletrodomésticos. Com base nesses fatos, você se considera um consumidor consciente?

​

A ideia de consumo muda de acordo com o tempo, pois varia entre a diferença de povos, por meio do seu objetivo de suprir suas necessidades, como a alimentação, roupas, moradia e entre outros fatores. Embora esses produtos tenham uma variação de consumo, eles fazem parte do consumo geral do ser-humano. 


5929de87c454b8_edited_edited_edited.jpg

CONSUMISMO

O consumismo foge da questão de necessidade do indivíduo, pelo fato dele estar comprando o que não precisa, por exemplo, alguma vez você já comprou determinado produto sem realmente haver alguma necessidade que supra a sua aquisição? Se a resposta foi sim, você está gastando com produtos sem verdadeira utilidade, o que chamamos de supérfluos, como a compra do celular mais potente da atualidade por mais que o comprador já tenha um.

Início: Catálogo
unnamed%20(1)_edited.jpg

COMO A TECNOLOGIA TRANSFORMA UM CONSUMIDOR CONSCIENTE EM UM CONSUMISTA ?

 A tecnologia se torna cada vez maior a cada dia que passa, entretanto, muitos produtos são comprados com o objetivo de obter status, tornando-se algo que não retrata necessidade. Sendo assim, a tecnologia além de estar altamente presente no cotidiano de cada consumidor, também contribui para levar uma pessoa diretamente ao consumismo, assim, as empresas e marcas conseguem fazer seus consumidores se tornarem clientes fiéis e duradouros.

Mas e você? Está consumindo a tecnologia ou a tecnologia está consumindo você? 

Início: Sobre

MÉTODOS UTILIZADOS PELA EMPRESA/MARCA PARA INFLUENCIAR O CLIENTE AO CONSUMISMO

Etapas relacionadas diretamente a fidelização do consumidor

pasted image 0 (2).png

OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA

Você já comprou algum objeto e em determinado ano ele começou a gerar problemas? Mesmo apresentando um ótimo funcionamento? É assim que funciona a obsolescência programada, que nada mais é do que a decisão do produtor propositalmente desenvolver, fabricar, distribuir e vender um produto, ao consumidor, de forma que se torne obsoleto ou não funcional especificamente para forçá-lo a comprar a nova geração do produto. Diante disso, observou-se que produtos duradouros desfavoreciam a economia, pois reduziam o consumo, ou seja, um produto que não se desgasta, é uma "tragédia" para os negócios. Tal caso é representativo da obsolescência técnica, representado por quando as condições de uso do produto obrigam uma nova compra, em que o consumo pode ser considerado consciente. Além desse tipo, existe também a  obsolescência psicológica, quando o consumidor, mesmo tendo um produto em bom estado de conservação, resolve comprar um novo e descartar o antigo apenas pelo status, assim fazendo com que um consumidor consciente se torne um consumista. Isso é um fator muito ruim, pois o consenso entre os especialistas em tecnologia e mercado consumidor é estabelecer campanhas de contenção do consumo desenfreado desses produtos, bem como a adoção de medidas que visem ao combate à obsolescência programada por parte dos fabricantes.

image.png

MARKETING

Alguma vez na sua vida já desejou um determinado produto após vê-lo em um comercial? Um dos principais objetivos do marketing é alinhar as soluções da empresa ao comportamento do consumidor, correspondendo às suas expectativas. Para isso, é preciso criar relacionamentos saudáveis e duradouros com os clientes, para influenciar suas decisões de compra. Essas influências podem ser retratadas por meio da divulgação de produtos em veículos de massa como TV, rádio e impressos, além de publicações técnicas, como palestras, feiras, rodadas de negócios e parcerias.
Sendo assim, o marketing causa um sentimento de necessidade aos consumidores, gerando anseios e desejos despertados pela sociedade, que é cada vez mais globalizada, apresentando mais consumo para produtos e serviços que requerem desenvolvimento e melhoria contínua.

Início: Serviços

AFINAL, O QUE LEVA UMA PESSOA SER CONSUMISTA?

PRINCIPAIS FATORES

O consumista não age como o consumidor, uma pessoa que compra as mercadorias e os serviços de que necessita para viver, porque o consumista está sempre cruzando as barreiras da necessidade. Um consumista, muitas vezes pode estar sofrendo por distúrbios emocionais e psicológicos, ou por motivações socioeconômicas, como uma espécie de compensação pela frieza do convívio social, pela carência financeira, por uma autoestima deteriorada e por muitas outras razões, essas razões é o que geralmente leva o consumista a tomar essa atitude compulsiva de comprar o desnecessário e essas razões também são exemplos de situações que o consumista pode estar vivendo. O resultado dessa atitude compulsiva é geralmente o endividamento crescente, então  o indivíduo assume uma sobrecarga de trabalho, na tentativa de eliminar as dívidas e consequentemente, é submetido a um regime de exploração no trabalho, o qual  novamente se vê emocionalmente frágil e se torna propenso de novo ao consumismo feroz. Como se percebe, cria-se um círculo vicioso, do qual somente com muito esforço e um eficaz tratamento terapêutico, o sujeito pode se libertar.
muito esforço e um eficaz tratamento terapêutico, o sujeito poderá libertá-lo.

o-lixo-e-a-sociedade-de-consumo_edited.jpg
Início: Serviços

COMO EVITAR O CONSUMO EM EXCESSO ?

Você se encaixa em algum dos perfis listados ​acima ?

Se você identificou com algum dos elementos listados nos itens anteriores, saiba que pode mudar seus hábitos como consumidor, entretanto, sabemos o quão difícil pode ser deixa-los de lado, por isso, separamos 3 dicas para evitar o consumo excessivo.

OBSERVE

Para rever seus hábitos como consumidor é preciso em primeiro lugar observar e analisar tudo o que há em sua casa, e se perguntar se realmente precisa de determinado produto, após essa observação, você verá quantas coisas consome desnecessariamente.

EVITE FAZER COMPRAS PELO IMPULSO

Procure estudar pelos produtos que você irá comprar e decida se vale a pena o investimento. 
Se estiver conhecendo um produto pela primeira vez evite adquiri-lo de cara, quem geralmente compra por impulso é porque enxerga uma ótima oportunidade, porém, antes de analisar se a decisão vale a pena, estude e pesquise sua compra, serviço ou produto.
Se estiver em uma loja física, não compre sem antes refletir ao redor do local se aquilo é realmente necessário, assim analisando se a oferta é realmente boa e cabe no seu orçamento. Se for em um comércio online, salve o produto no carrinho e pesquise sobre.
Caso a compra seja muito boa e imperdível, tente planeja-la, talvez adiando-a para o próximo mês ou algo relacionado.

ANOTE SEUS GASTOS DO MÊS

Se você compra de forma descontrolada, Ã© preciso primeiramente ter duas coisas em mente, a primeira é saber como está sua renda salarial, após isso, analise o quanto você gasta regularmente com contas, roupas, alimentação e tudo que for necessário para suprir suas necessidades.


Para começar esse planejamento, você precisa anotar tudo o que comprou no mês, isso pode te ajudar a ver onde você gasta seu dinheiro e como você pode diminuir esses gastos com o tempo.

Início: Perguntas Frequentes
15123621258214_edited_edited.jpg

NATUREZA E AMBIENTE

​

 O problema é quando o consumo de bens e serviços acontece de forma exagerada, levando à exploração excessiva dos recursos naturais e interferindo no equilíbrio estabelecido do planeta. De acordo com dados identificados em um estudo realizado pela Universidade das Nações Unidas (UNU) em conjunto com a União Internacional das aTelecomunicações, apenas em 2017, foram gerados 44,7 milhões de toneladas de lixo eletrônico em todo o mundo, o que equivale a 4,5 mil torres Eiffel! Sendo que até 2021, esse número deve crescer 17%. O Brasil ocupa o 6º lugar no ranking de países com maior produção de lixo eletrônico no mundo, com cerca de 1.5 tonelada por ano.

Isso é um problema muito ruim para nós, pois quando uma empresa precisa fabricar uma grande escala de produtos, ela adota a prática da obsolescência programada,  com o objetivo de satisfazer o desejo dos consumidores em massa. Com isso, essas empresas podem aumentar severamente seus danos na natureza, como a destruição de ecossistemas, poluição, emissão de gases poluentes e degradação ambiental.

Início: Horário de funcionamento

RESUMINDO

O consumismo está relacionado ao ato de consumir produtos em excesso, sem que haja verdadeira utilidade. O consumista pode estar muitas vezes sofrendo com distúrbios psicológicos e emocionais, por motivações socioeconômicas, problemas financeiros, autoestima baixa, e entre outros fatores que podem agravar esse problema. Mesmo que alguém tenha alguns dos problemas listados anteriormente, podemos dizer que a tecnologia influencia cada vez mais no consumo sem controle, por meio da obsolescência programada, a estratégia utilizada para desenvolver, fabricar, distribuir e vender um produto que no futuro se tornará obsoleto ou irá parar de funcionar, o que pode forçar o comprador a adquirir a nova geração do produto. Outra estratégia que os vendedores se apropriam, é o marketing, que utiliza diversas forma de divulgar seu projeto da forma mais atrativa possível, com o objetivo de alinhar as soluções do produto ao comportamento do consumidor correspondendo assim, as suas expectativas.

Início: Texto
bottom of page